Sejam Bem Vindos a Turma de Controladores da TMA NAT. Vamos somar os conhecimentos e agregar valores a esta Terminal.

Participem !!

Este espaço é todo nosso.

Cordialmente,


Kildson Macêdo






Instrução

Diretrizes da IVAO

Introdução:

Estas são as diretrizes gerais para ocupar uma posição de Controlador Virtual na divisão Brasileira da IVAO. Qualquer membro que não possa ou consiga cumprir com estes mínimos não deverá assumir uma posição e caso insista, poderá ser convidado a se retirar. Se você não tem conhecimento suficiente, procure nosso Departamento de Treinamento.

Diretrizes:
1.  Os Controladores Virtuais devem conhecer completamente as funções do IVAC. Recomendamos que o manual seja inteiramente lido. As funções de coordenação do programa são primordiais e todo Controlador deverá ter conhecimento das mesmas.

2.     O ATIS deverá ser completamente e corretamente preenchido de acordo com cada posição assumida. Não deverá constar no ATIS ABSOLUTAMENTE NENHUMA informação que não seja relativa ao aeródromo e a segurança do vôo no local, exceto se expressamente autorizado pelo STAFF da divisão. (Como no caso de eventos.)

3.    O Idioma oficial do Controle no Brasil é o Português, porém, todas as posições em aeródromos que possuam tráfego internacional e os Centros deverão saber também se comunicar em Inglês.

4.     A Fraseologia Aeronáutica Padrão deverá ser utilizada em todas as posições. Consulte o manual com a fraseologia em Português, Inglês e Espanhol.

5.    Antes de assumir uma posição o controlador deve conhecer os procedimentos, aerovias e outras peculiaridades da Terminal controlada. Além disso, é obrigação do controlador conhecer e possuir as cartas disponibilizadas nos sites de cada FIR.

6.    Conhecer e utilizar as ferramentas de coordenação do IVAC é uma obrigação. Além disso, todas as estações adjacentes devem se comunicar a fim de prestar aos pilotos as informações corretas e necessárias à segurança de vôo.

7.    Principalmente, o controlador deve ter conhecimento das funções que exerce e de como exercer de acordo com a posição assumida.
Além destas diretrizes, vale lembrar que todos devem respeitar as regras da IVAO e acima de tudo, tratar a todos com urbanidade e respeito. Bom controle!


Posições ATC



Delivery, Solo, Torre, Aproximação, Centro,
AFIS (Radio) e FSS



Delivery

O que é:
O Delivery é a posição mais básica dos postos de controle de tráfego aéreo. Somente alguns aeródromos com tráfego mais intenso possuem esta posição ativa. A única função do Delivery é aprovar os planos de vôo das aeronaves. Após, deve solicitar a troca de frequência para a posição seguinte que cuidará dos demais procedimentos. Nos aeroportos que não possuem Delivery, o solo é quem presta este serviço.

Conhecimentos exigidos:
. Aerovias, rotas e restrições das rotas na terminal controlada bem como as cartas de saída (SID) em uso.
. Fraseologia própria para autorização de Plano de Vôo.
. Conhecimento das regras RVSM.
. Habilidade de coordenar com os controladores adjacentes.


Procedimentos:
O Controlador deverá confirmar se a aeronave que solicita aprovação de plano de vôo possui a informação ATIS vigente, conferir os dados do vôo tais como rota, nível à ser voado, horários e disponibilidade da rota com o ACC após verificado o plano de vôo o controlador emite a autorização. Após confirmar o cotejamento correto da autorização ele transfere a aeronave para a próxima freqüência que normalmente é o controle de solo.



Solo

O que é:
O Solo tem como função administrar e gerenciar o solo de um determinado aeroporto, fazendo autorizações de push-back e taxi das aeronaves até o Ponto de Espera da pista em uso e/ou instrui-lo como taxiar após o pouso e indicar a posição de onde estacionar. O controlador julga quais taxiways são mais convenientes para o tráfego. Ele deve garantir às aeronaves segurança e objetividade durante a movimentação no solo. É bom lembra que o solo não pode autorizar nenhuma aeronave à ingressar na pista ou cruzar a pista a menos que haja uma coordenação expressa.


Conhecimentos exigidos:
. Trabalhar como Delivery.
. Conhecer o pátio, posições e taxiways do aeródromo.
. Definições e funções sobre EOBT e CTOT.

Procedimentos:
O Controlador deverá autorizar as manobras de solo da aeronave, como acionamento, push-back, taxi, cuidando para que os tráfegos transitem sem colisão no pátio do aeródromo e também que se mantenham dentro dos horários solicitados nos Planos de Võo. No Ponto de Espera, deverá transferir o tráfego para a próxima posição de controle.



Torre

O que é:
A função da Torre é em relação à pista. Este controlador libera os pousos, decolagens e travessias na pista (esta, pode ser autorizada pelo Solo, desde que a Torre dê a concessão). Também é a Torre que escolhe a pista em uso. A torre também exerce controle sobre tráfegos VFR que estejam no circuito de trafego e em alguns aeroportos, zonas de treinamento.

Conhecimentos exigidos:
. Trabalhar como Delivery/Solo.
. Conhecer as cartas com os procedimentos de chegada por instrumentos no campo.
. Conhecimentos sobre meteorologia e definição de pista em uso.
. Conhecimentos sobre procedimentos VFR.
. Lidar com emergências.
. Conhecimento se aplicável de áreas restritas e áreas de treinamento

Procedimentos:
. Conhecer os tipos de espaço aéreo nas redondezas do aeroporto.
. Conhecer os procedimentos de separação para pousos e decolagens.

A Torre é a responsável por autorizar ingresso nas pistas do campo, bem como pousos e decolagens. Deve também definir o procedimento por instrumentos para pouso de acordo com as condições climáticas. Também é da torre a responsabilidade por prover aos tráfegos no circuito do aeródromo as devidas informações de vôo e posições dos tráfegos conhecidos. A torre transfere a aeronave após a decolagem para o órgão adjacente logo após observar a decolagem da mesma, na ausência de controle adjacente será orientada a coordenar na UNICOM (122.800MHz), no pouso transfere a aeronave logo após a aeronave livrar a pista, na ausência do controle de solo, a aeronave permanece sob controle da torre.


Aproximação

O que é:
O Controle de Aproximação/Saída tem por objetivo prestar serviço de vigilância ou vetoração radar para as aeronaves em suas saídas ou entradas na Terminal do aeroporto. É o controlador responsável por manter a organização e separação dos tráfegos dentro da sua jurisdição tanto na aproximação quanto na saída da área. A aproximação define também as STARs e SIDs - quando aplicável - em coordenação com a(s) Torre(s) de sua TMA.

Conhecimentos exigidos:
. Trabalhar como Delivery/Solo/Torre.
. Conhecer todos os procedimentos da Terminal e suas cartas.
. Minimos de altitude no setor e em rota.
. Performance das aeronaves.
. Regras sobre separação de tráfegos.
. Procedimentos de esperas.
. Vetoração.
. Navegação via rádio-auxílios.
. Lidar com emergências em vôo.

Procedimentos:
O Controlador desta posição é quem autoriza as aeronaves decoladas a iniciar subidas aos níveis requeridos ou determinados pelas condições da TMA, bem como o ingresso em rotas e, se necessário, o desvio dos tráfegos para separação. É também dever deste controlador autorizar a descida e ingresso em procedimentos dos tráfegos em aproximação para aeródromos da terminal. Para vôos VFR, prestar o serviço de alerta e informação de tráfegos, bem como demais informações que possam contribuir para a segurança do vôo. Sua jurisdição se estende até o momento em que um tráfego ingressa no circuito de um aeródromo (VFR) ou na final de um procedimento (IFR), bem como aos limites laterais e verticais da Terminal. A classe do espaço aéreo das terminais geralmente é D ou C.


Centro

O que é:
O centro de controle de área é responsável principalmente por gerenciar as aeronaves em rota, garantindo aos tráfegos a separação e segurança necessária. Este controle também é responsável pelo sequênciamento de trafego para que as aeronaves entrem nas terminais com a devida separação e altitude. É este controlador quem passa os níveis iniciais de descida para as aeronaves em coordenação com o controle de aproximação. Ele também orienta e passa informações importantes para a eficiência do vôo. O centro também pode fazer plano de vôo AFIL quando aeronaves decolam de aeródromos desprovidos de controle de trafego local. Os serviços prestados pelo ACC são: Informação e alerta (FIR), Assessoramento (Rotas de assessoramento) e Controle de área (CTA/UTA).

Conhecimentos exigidos:
. Trabalhar como Delivery/Solo/Torre/Aproximação.
. Conhecer as classes do espaço aéreo a ser controlado.
. Conhecer os procedimentos e pistas dos aeroportos que estão dentro dos seus limites.
. Saber gerenciar emergências de todas as naturezas.
. Conhecer as rotas e níveis do seu espaço aéreo.
. Ter capacidade para gerenciar um grande numero de aeronaves em rota.
. Conhecer o espaço aéreo RVSM e suas regras.

Procedimentos:
Quando o controlador do centro está trabalhando em uma FIR que tenha todos os seus aeroportos controlados. Ele geralmente receberá as aeronaves em subida a partir do nível 145(14.500FT), o controlador pedirá para a aeronave acionar identificação para que o controlador anterior tenha ciência de que a aeronave já contatou o Centro e para confirmar a posição da mesma. Após isso ele autoriza a aeronave a subir para o seu nível de cruzeiro ou por algum eventual conflito, a um nível diferente do seu plane de vôo. Quando a aeronave entrar em sua altitude de cruzeiro deve informar ao centro o seu estimado para ingresso na Terminal de destino, para que o centro possa coordenar com o controlador adjacente a sua entrada na terminal, nesta coordenação o controlador da terminal deve informar o nível inicial para a aeronave descer quando solicitar. Quando a aeronave solicitar iniciar a decida o centro irá autorizar um nível inicial já coordenado com o controle de aproximação, e quando a aeronave estiver entrando no espaço aéreo da Terminal, o centro transfere para o controlador adjacente.


AFIS (Radio)

O que é:
O AFIS tem por finalidade proporcionar informações que assegurem a condução eficiente do tráfego aéreo nos aeródromos homologados, que não disponham de torre de controle (TWR), mas tenham procedimento IFR. O AFIS é prestado por uma estação de telecomunicações Aeronáuticas (RADIO), a todo tráfego em operação num raio de 27NM do aeródromo.

Conhecimentos exigidos:
.Conhecer a fraseologia adequada para este tipo de operação.

Procedimentos:
O operador de rádio coordena pousos e decolagens entre as aeronaves com intenções no aeroporto em questão. Ele informa as condições para a aeronave e após a mesma sair da sua área, instrui o piloto a chamar o controle adequado.


FSS

O que é:
FSS provêm informações meteorológicas, informação de trafego baseando-se em plano de vôos conhecidos, e serviços de plano de vôo para aeronaves em rota. Eles também abrem/fecham planos de vôos e também instruem vôos IFR em um espaço aéreo não controlado, ou em aeroportos descontrolados que não possuem RADIO.

Conhecimentos exigidos:
.Trabalhar como Delivery/Solo/Torre/Aproximação/Centro.
.Saber prover informação de vôo.
.Conhecer os mínimos para separações de chegadas, saídas e vôos em rota.
.Conhecer INTEGRALMENTE a área a ser prestada este serviço.

Procedimentos:
As FSS’s fornecem informações meteorológicas e de tráfegos conhecidos quando solicitadas pelo piloto. Estas estações podem efetuar atualizações no ETA / ETE ou algum outro dado do plano de vôo quando solicitado pelo piloto em rota. Esta estação nunca autoriza nenhuma manobra/ação especifica. A menos que repassando uma autorização emitida pela autoridade competente.



Manual de Interpretação de METAR: